quinta-feira, 10 de março de 2011

Os perigos escondidos do Fast Food

 

Os perigos escondidos do Fast Food !

 



Pessoal aproveitando esta semana que estamos falando sobre saúde, perda de peso, alimentação, trouxe um assunto diário, porém sério ,que muitas pessoas não dão a devida importância, ou não se apercebem mesmo por ser tão normal, e prático, mais que faz muita diferença ! 
Num mundo acelerado como o nosso, qualquer coisa que nos ofereça comodidade e conveniência a baixo custo, tem futuro garantido.
É por ir ao encontro destas nossas «necessidades», que a indústria “fast food” se tem conseguido enraizar nas nossas vidas.


Dada a situação de termos estas necessidades de não perder tempo e de comodidade, e de existir alguém que as satisfaça, levar-nos-ia a crer que não temos nada a perder, certo?


À primeira vista sim. Infelizmente apenas parte está correcto.
Peritos em Saúde Pública denunciaram há já algum tempo, a existência de problemas associados à chamada “comida de conveniência”, devido à sua composição à base de ingredientes pouco saudáveis.


No documentário "Super Size Me", Morgan Spurlock, o realizador, vai numa cruzada para apurar a veracidade destes argumentos. A viagem levou-o a atravessar os EUA, à procura dos fatos, colocando também o seu próprio corpo à prova, alimentando-se apenas no McDonald's, durante um mês, com apenas três regras:


  • 1- Sem opções: tinha que comer o que estava disponível,
  • 2- Não podia comer o menu grande, excepto se oferecido,
  • 3- Tinha que comer todos os itens do menu pelo menos uma vez.


Antes de iniciar a viagem, fez enumeros exames médicos, que o declararam em perfeita saúde.
No entanto, durante a sua cruzada, o seu estado de saúde foi-se alterando, drasticamente, e Spurlock começou a sentir dores no peito e dificuldades em respirar.
Começou também a entrar em depressão, sofrer de insónias e com tremores. O seu fígado deixou de funcionar e o médico implorou-lhe que parasse. Estava no dia 20. Mas ele persistiu e acabou com 12 quilos a mais e bem mais pobre.


O que se passou com a comida para provocar este efeito?
A fast food é chamada de conveniente, porque, para nós, é exactamente isso: conveniente para nós. Mas também o é para o fabricante, e esta conveniência provém da produção em massa e barata dos ingredientes.


O valor nutricional do produto é sacrificado em detrimento desta conveniência. Para devolver todos os sabores perdidos durante o processamento dos ingredientes, são adicionadas grandes quantidades de açúcares, gorduras e sal, para que nos proporcionem as sensações adequadas.
Contudo, sabe-se que, quando em excesso, estes ingredientes provocam consequências, como:


As gorduras usadas neste tipo de produtos,  as chamadas gorduras saturadas, aumentam os níveis de colesterol, provocando coágulos nas artérias e aumentando o risco de doenças coronárias.


O excesso de açúcares na “comida de plástico” é motivo de grande preocupação. Não só pelo reconhecido impacto na saúde dentária, mas também pela sua ligação directa à obesidade, às doenças cardíacas e até ao cancro.  

O sal em excesso é responsável em grande parte pelo aumento da pressão arterial e aumenta o risco de ataques cardíacos. 


A experiência de Morgan Spurlock levou-o a uma exposição constante a grandes quantidades destas comidas de alto risco.
E o fato das consequências potencialmente perigosas, num período tão curto de tempo, serem tão graves e óbvias, é um problema, ao qual devemos estar alerta.
Não é que não haja espaço nas nossas vidas para esta conveniência. Temos é de diminuir ao máximo a nossa dependência dela e passar a ver este tipo de comidas como uma alternativa a uma dieta normal e saudável.  Resistam ao Fast food galera !! NO NO NO ! 
Beijos com carinho pessoal, e não se esqueça de deixar  aqui sua opinião que é muito importante, quero saber o que vc acha combinado?! Espero por você amanhã para mais um post ! Se cuidem ! E vamo que vamo ! hehe ^^



                                                 Fonte: http://fitness.kazulo.pt/

5 comentários:

«SmokeyEyesLover» disse...

Oi Lary!
Eu assisti esse documentário e confesso que até me senti mal!!
Não é a toa que sempre que como fast food sinto meu estômago estufado.. por isso prefiro os sanduíches do SUBWAY.. que é fast food porém bem mais saudavel que os sandubas da MAC,do Bob's,Burger King,KFC,etc...
Vc conhece a história de um americano que perdeu 111kg só comendo sanduba da Subway,pior que são deliciosos e saudáveis mesmo os sandubas de lá!!
Esse post serve de alerta para muita gente que é viciada em fast food.. ainda mais na correria do dia-dia,tem gente que nem se dá conta do que come não é mesmo?
Adorei o post!!
Bêezuu grande linda!

Sara disse...

Vi esse documentário, é incrível os efeitos no corpo de uma pessoa por comer tanto "lixo".
Eu adoro comer! Mas MCdonals é horrível, por incrível que pareça sabe-me mal.

Beijinhos,
Sara M.

Carlinha disse...

amei o post

parabéns

bjos

Danielle Nóbrega disse...

Eu vi esse documentário no youtube e na época eu fiquei CHOCADA com o mau que esse lanche faz o organismo. Antes de ficar grávida eu simplismente ODIAVA Big Mec, de verdade. Achava e ainda acho o gosto muito ruim, nem da batata eu gostava. Um belo dia estava eu com meu marido dentro do mec (eu já estava com uns 4 meses de gravidez) e vi uma mulher comer o n°4 o de cheedar e aquele queijo transbordando e o pão preto me chamaram muito atenção e eu fiquei morrendo de vontade de comer e pela primeira vez com 20 anos comi, e depois daquele dia eu me apaixonei somente por esse lanche. MAs me arrependo até hoje, porque antes não era uma tentaçãom mas hoje é. Mas eu parei de comer faz uns 2 meses e não comerei mais. E asssitir esse documentário só reforçou a minha força de vontade! E que vc consiga tbm resistir porque o cheiro é bom, mas nem tudo que é cheiroso faz bem para saúde né.

Lary* Maciel. disse...

Lindas obrigada pelos comentários , que carinho da parte de vocês ! Amo de mais ! Obrigada mais uma vez ! Beijos com carinho Lary*

About Me

Décio Parma
omomomom omomomo omomomooomomomom omomomo omomomooomomomom omomomo omomomooomomomom omomomo omomomooomomomom omomomo omomomooomomomom omomomo omomomoo
Ver meu perfil completo